Expofred será realizada em 2025
Expofred será realizada em 2025
Publicada em 23/06/2023.

Decisão foi tomada em reunião realizada entre a diretoria da AEFW, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

Realizada a cada dois anos, a Expofred reuniu em sua última edição mais de quatrocentos expositores e movimentou mais de 200 milhões em negócios projetados no evento. Mas a realização da feira-exposição, considerada uma das maiores do estado, é um grande desafio para centenas de voluntários e exige volumoso investimento de recursos públicos e também das empresas participantes. Prevista para ser realizada no mês de abril de 2024, seguindo a tradição de ser bianual, a data da próxima edição foi um dos temas de uma reunião realizada na noite de quinta-feira, 21, no Salão Nobre da AEFW, envolvendo membros da diretoria da entidade, prefeito em exercício, João Vendruscolo, presidente do Legislativo, Raul Pazuch e os vereadores Antonio Luiz Pinheiro, Gabriel Lamonatto, Leandro Mazzutti, Giovani Sarturi e o suplente de vereador, Joselito Ambrozi.

De acordo com a presidente da AEFW, Patricia Cerutti, a entidade que juntamente como o município e Afred, é realizadora da feira, dialogou com empresários e lideranças da comunidade a sinalização de que o evento fosse transferido para 2025, vontade esta manifestada pela maioria das pessoas, considerando o cenário desafiador da economia e o pouco tempo para a organização, caso fosse mantido para abril de 2024. “Não temos dúvida da relevância da feira para nossa economia, mas queremos que este evento seja realizado de forma cada vez mais sustentável, com viés para a realização de negócios, valorizando o investimento das empresas que participam. Então precisamos de tempo para dedicar a um planejamento que contemple estas mudanças estratégicas. Uma feira de sucesso se mede pela participação do público, mas também pela qualidade das atrações técnicas e do que ela entrega de conhecimento e de negócios gerados”, ressaltou a presidente da AE.

Patricia também destacou o fortalecimento de uma nova cultura de feira, com menos foco no volume de público, mas no perfil das pessoas que vão até a feira, que buscam novidades, fazem negócios e ampliam as relações comerciais.

O prefeito em exercício, João Vendruscolo, se manifestou sobre a solicitação proposta pela entidade, afirmando entender que é oportuna a mudança e que trará melhorias para o evento, pois oportunizará mais tempo de planejamento e organização. Da mesma forma o presidente da Câmara de Vereadores, Raul Pazuch, sinalizou positivamente ao reagendamento da feira para 2025.

Outra demanda em relação a Expofred, citada por vários participantes, foi da necessidade da definição antecipada do presidente da feira. “Quando uma feira encerra já temos que ter o nome do próximo presidente anunciado”, complementou o vereador, Leandro Mazutti.

Frederico em Luz

O diretor financeiro da AEFW, Alessandro Dal Piva, conduziu a apresentação do segundo assunto da reunião realizada na noite de quinta, relatando o andamento do convênio firmado entre a Administração Municipal e a entidade, para viabilizar a contratação de mão de obra para a confecção dos adereços decorativos da Páscoa e do Frederico em Luz. Para a operacionalização do convênio, a AEFW firmou parceria com a URI/FW, que conta com equipe técnica formada por contador, administrador e advogado, que conduziram todas as contratações, atendendo critérios técnicos e de transparência em todo processo.

O presidente do Legislativo de FW, Raul Pazuch, relatou que participou da prestação de contas do convênio executado em 2022, ressaltando a qualidade de transparência do trabalho realizado pela equipe técnica da URI/FW. “Já manifestei publicamente, em uma sessão da Câmara, que fiquei muito satisfeito com a forma e transparência da prestação de contas realizada pela AEFW e URI/FW”, enfatizou Pazuch.  De acordo com Dal Piva, a adesão ao convênio foi acolhida pela diretoria por reconhecer a importância da realização destes eventos para o comércio local, que tem suas vendas impactadas diretamente pela movimentação de visitantes e turistas atraídos pela programação de Páscoa e do Natal. “Hoje, principalmente o Frederico em Luz,  é um evento que já conquistou reconhecimento em todos estado e já está ultrapassando fronteiras, atraindo turistas de outros estados. Não podemos deixar de apoiar e ajudar no fortalecimento deste evento que movimenta a nossa economia”, ressaltou a presidente da AEFW,  Patricia Cerutti, propondo inclusive alteração na Lei que institui o evento, para um novo formato de gestão no futuro.

O vice-presidente da AEFW, Rogério Vargas dos Santos, também defendeu que o Frederico em Luz tenha o formato de gestão revisto, buscando um modelo semelhante ao já estabelecido para a Expofred, por exemplo. “Acreditamos que o Frederico em Luz deve continuar e se fortalecer e não depender tanto do envolvimento e protagonismo do poder público, pois caso ocorra mudança partidária na gestão da cidade, o risco do comprometimento com o sucesso do evento ficar ameaçado”, enfatizou Vargas, ressaltando a mudança estratégica que precisa ser planejada para as próximas edições, sempre respeitando o trabalho voluntário e dedicação das pessoas que conduzem o evento.

Nesta linha o primeiro vice-presidente da AEFW, Juliano Razia, também enfatizou a necessidade de maior envolvimento do comércio e da participação do voluntariado na produção dos eventos, ajudando a reduzir custos.

O prefeito em exercício, João Vendruscolo, enfatizou a necessidade do envolvimento do comércio, destacou ainda o apoio da AEFW e da URI/FW e disse que a Administração Municipal está aberta ao diálogo, ressaltando ainda o grande envolvimento e dedicação da equipe de voluntários, que coordena o trabalho de dezenas de profissionais que se dedicam por vários meses na produção da ornamentação do evento e dos atrativos.

Plano de Desenvolvimento e proposta de mudanças no sistema viário do município

Ainda durante a reunião, a diretoria da AEFW esclareceu que estará atualizando o Plano de Desenvolvimento de Frederico Westphalen, projeto desenvolvido pela entidade em 2019, com a participação de centenas de voluntários da cidade. “Convidamos o Codemau e chamaremos alguns voluntários que participaram do planejamento para nos ajudar com a atualização de vários pontos. Depois entregaremos oficialmente as lideranças políticas, para que possam aproveitar as sugestões e ideias na elaboração dos planos de governo”, esclareceu a presidente da AEFW, Patricia Cerutti.

No encerramento do encontro, além de enaltecer a qualidade do diálogo estabelecido, Patricia reforçou que a entidade está de portas abertas para debater outros temas de relevância para a cidade, antecipando que promoverá novo encontro para a revisão do novo Código de Posturas e também apresentar uma proposta de alterações no sistema viário do município que está sendo estudado pelo diretor de patrimônio da AEFW, o engenheiro Valdenir Cadore.