Boletim informativo deste Sábado, 23 (Penúltimo dia da Expofred 2022)
Boletim informativo deste Sábado, 23 (Penúltimo dia da Expofred 2022)
Publicada em 23/04/2022.

O sábado na Expofred 2022 iniciou cedo com a apresentação ao vivo do Programa Vitrine Rural organizado pela rádio Luz e Alegria a partir das 5 horas. O setor Agropecuário também teve suas atividades iniciando cedo e se estendeu ao longo do dia. A primeira atividade foi o Julgamento das raças bovinas leiteiras da raça Jersey. O julgamento teve 3 categorias, sendo elas: 0 a 7, 8 a 14, e 15 a 24 meses. O julgamento da raça Holandesa ficou para a tarde no mesmo formato, porém, com uma categoria a mais, totalizando quatro categorias, que são: 0 a 6, 7 a 12, 13 a 18, e 19  24 meses. 

 

Às 10 horas, os pavilhões foram oficialmente abertos e, paralelo a isso, iniciou o painel denominado Mulheres Empreendedoras na Agricultura da Região, na Liv Space. O encontro contou com a presença da Sirlei Panosso, Primeira Dama de Frederico Westphalen; Patchi Valcarenghi, suinocultora e idealizadora da página “Mulheres, essência do agro”, de Cerro Grande; Fernanda Gazola, agricultura e produtora de flores, de Palmitinho; Ana Bertoletti, da Agroindústria Sabores do Vale, de Frederico Westphalen; e Helena Pan Rugeri, Superintendente Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul. Antes do painel ter início, houve um café da manhã disponibilizado pela Cotrifred e, na sequência, aconteceu a apresentação do Coral Vozes de São José das Missões. Por fim, o público pode prestigiar a apresentação de Noéli Bertó, voz e violão. 

 

Na Casa da Emater, em mais um dia foi realizada a cozinha didática com a análise sensorial de geleias das agroindústrias familiares da região. Em seguida,  deu-se início à oficina ensinando o preparo de Sal Temperado, nos turnos da manhã e tarde.

 

Já no início da tarde aconteceu uma palestra promovida pelo Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), sobre a Formação Profissional Frente às Oportunidades do Agro. A palestra foi dividida em três etapas, iniciando com a Formação Superior para Sucessão Rural, com o professor Gelson pelegrini. Logo após, a palavra ficou com a egressa Nadiegi Freo,  que falou sobre Bovinocultura de leite. Por fim, a pauta foi Agroindústria Familiar, com os egressos Cátia e Marcos Antônio  Cassol. Estiveram presentes alunos do curso de Agronomia da URI e seus familiares. 

 

Também, tivemos apresentação de dança com o grupo Em Cena, que apresentou a modalidade dança contemporânea,  no Palco Expofred Cultural, que iniciou a programação do espaço neste sábado.