Expofred 2018 alcança 98,18% de aprovação do público
Expofred 2018 alcança 98,18% de aprovação do público
Publicada em 29/05/2018.

Pesquisa de satisfação conduzida pela UFSM-FW registrou números expressivos durante a programação


Conhecer os visitantes da Expofred 2018 e coletar dados para encaminhar os ajustes necessários ao aperfeiçoamento da Feira. Estes foram os principais objetivos da realização da Pesquisa Oficial de Satisfação da Expofred 2018, conduzida pelo grupo de pesquisa “Gestão e Organizações” da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, durante e após a realização da Feira, que aconteceu entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2018, em Frederico Westphalen.

Os Profs. Drs. Fernando Pano, Igor Senger e Lorimar Francisco Munaretto, coordenadores do grupo de pesquisa e o diretor do campus da UFSM-FW, Prof. Dr. Arci Dirceu Wastowski, realizaram uma apresentação à Comissão Central da Expofred na última quinta-feira, 24, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de Frederico Westphalen (ACIFW). Na ocasião, o diretor do campus destacou a parceria entre a UFSM-FW e os realizadores da Feira e o fortalecimento da Universidade em poder estar a frente de ações importantes junto à sociedade, como a condução da pesquisa.

Ao final da apresentação, que durou cerca de duas horas, o presidente da Expofred 2018 e presidente da ACIFW, Paulo Dalmolin, se manifestou sobre a importância da pesquisa para a organização da Feira. “As informações fornecidas pela pesquisa são muito valiosas, pois revelam os aspectos positivos e negativos da gestão da Expofred, servindo como um importante instrumento de estratégia para as futuras comissões. Um levantamento científico como este dá ainda mais credibilidade para a marca da Expofred, que se fortalece a cada edição”, destaca Dalmolin.

 

A pesquisa

 

O levantamento dos dados foi realizado sob a coordenação dos professores membros do grupo de pesquisa “Gestão e Organizações”, além da participação de professores colaboradores, técnicos administrativos e 20 alunos da Universidade. O cálculo amostral da pesquisa, realizado segundo o método estatístico de base científica, indicou um nível de confiança de 95% e 5% de erro amostral. Na pesquisa de satisfação dos visitantes, o questionário foi aplicado para uma amostra de 659 pessoas, superando a amostra mínima necessária para uma população de 170 mil visitantes, que é de 385 pessoas.

A pesquisa teve dois focos de interesse: frequentadores e expositores. Para a coleta de informações dos expositores que estiveram presentes na Expofred os coordenadores da pesquisa enviaram um formulário por email e obtiveram uma amostra de 55 expositores que aderiram à pesquisa. Nos próximos dias, a Comissão Central irá anunciar os números referentes aos expositores, especificamente.

Na etapa de avaliação dos frequentadores, a equipe de alunos instruídos pelos coordenadores abordou os visitantes da Expofred em pontos estratégicos no Parque de Exposições, convidando-os para participarem da pesquisa através de um aplicativo eletrônico desenvolvido especialmente para esta ocasião. Com o uso de tablets cedidos pelo Instituto Federal Farroupilha campus de Frederico Westphalen (IFFAR), o grupo entrevistou 659 pessoas durante quatro dias (28 de abril a 1º maio), aplicando um questionário aprovado pela Comissão Central e que continha 12 itens relacionados aos atributos da Feira para avaliação com nota, três questões gerais de satisfação e outras duas perguntas abertas.

 

Números revelam a aprovação

 

Quanto à satisfação geral com a Expofred, 98,18% dos entrevistaram disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos. As condições de estrutura do Parque são aspectos importantes para o sucesso de uma feira e, segundo a pesquisa, 94,36% do público disse estar satisfeito ou muito satisfeito com a estrutura, aprovando tópicos como iluminação, passeios, limpeza, acesso ao parque e entradas. O alto índice de aprovação que contempla as opções “satisfeito” e “muito satisfeito” manteve-se, também, em outros quesitos como a segurança (95,73%), organização e disposição dos expositores (97,86%), sinalização do parque (90,66%), acessibilidade (85,65%) e estacionamento externo (79%) e interno (84,72%).

A Expofred 2018 foi marcada pela diversidade de entretenimento, oferecendo diversão para crianças, jovens e adultos durante todos os dias. Os shows musicais fazem parte do sucesso de uma Feira pois atraem um grande público, fator essencial para a concretização dos negócios, e são uma alternativa de lazer de grande qualidade para a cidade e a região. Os resultados da pesquisa comprovam a satisfação dos visitantes, em que 93,82% disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os shows oferecidos gratuitamente ao público.

O parque de diversões também agradou 85,43% dos frequentadores da Feira, revelando a grande circulação de pessoas e a importância da Expofred oferecer variedade de opções em lazer. Os Eventos Paralelos e outras atrações artísticas realizadas durante a programação também foram bem avaliadas pelos visitantes, que registraram a satisfação num percentual de 58,27%. Além das atrações, a praça de alimentação foi aprovada por 83,29% do público (entre satisfeitos e muito satisfeitos), considerando a diversidade de cardápios oferecidos na Expofred.

 

Nota alta para a Expofred 2018

 

Algumas mudanças realizadas pela Comissão Central na distribuição dos estandes tiveram um impacto positivo no público, o que refletiu na avaliação durante a pesquisa. Quando incentivados a darem uma nota de 0 a 10 aos quesitos definidos para a avaliação da Feira, as maiores médias foram “Organização e disposição dos expositores” com a nota 9,07, seguido de “Segurança” (9,04); “Estrutura geral do parque” (8,81) e “Shows” (8,80). A média geral de satisfação contando com todos os aspectos corresponde a nota 8,11.

Ao responder a pergunta aberta “O que menos gostou na Expofred 2018?”, 25,71% dos entrevistados não souberam ou não opinaram e 14% destacaram as condições dos banheiros, sendo o maior índice negativo de avaliação da Feira. Sobre este ponto, a Comissão Central comunicou que está ciente das reclamações e irá registrar esta questão e possíveis soluções nos relatórios para a próxima edição, que será realizada em 2020.

 

Débora C. Viegas