“O fortalecimento da marca Expofred é o principal legado que queremos deixar”
“O fortalecimento da marca Expofred é o principal legado que queremos deixar”
Publicada em 14/03/2016.

A presidente da feira, Simônia de Oliveira, explica como estão os preparativos para o maior evento de Frederico Wesphalen

 

Faltam menos de três meses para a Expofred 2016 – feira multissetorial que movimenta os setores de indústria, comércio e prestação de serviços de Frederico Westphalen e região. Para que o evento cumpra com seu propósito de mostrar as potencialidades dos setores da nossa economia e oportunizar negócios, centenas de pessoas estão trabalhando em ritmo acelerado.

Em entrevista à reportagem do jornal O Alto Uruguai, a presidente da feira, Simônia Gonçalves de Oliveira, adianta alguns detalhes de como será o evento e comenta sobre as novidades que serão apresentadas dos dias 25 a 29 de maio. 

 

AU - Quais são os principais desafios de assumir a presidência de uma feira como a Expofred?

Simônia: São muitos os desafios que enfrentamos. O fato de eu ser uma mulher à frente do evento é um deles. Isso porque o meio social nos conhece e conhece o nosso trabalho, mas nós temos que buscar muitas parceiras fora também, desde patrocinadores, projetos, comprar serviços de outros locais e essas negociações são fatores desafiadores. Por outro lado, como sou vice-presidente da Federasul e presidente da ACI-FW, as pessoas conhecem a seriedade do nosso trabalho.

Diariamente estamos envolvidos com eventos e com este público empreendedor, então isto facilitou muito esta questão, já que nós temos o domínio e o trânsito com as empresas e os empresários.

 

AU - Nas áreas do agronegócio e agricultura familiar quais são as novidades preparadas pela comissão organizadora?

Simônia: A novidade desta edição é a via tecnológica da suinocultura. Para isso, estamos construindo um pavilhão novo que irá trazer uma amostra de suínos, nas mais diversas etapas e ciclos da produção. Além disso, teremos todas as estruturas de que compõem uma granja de suínos e mostraremos as novas tecnologias do ramo. Ao todo, serão 16 novos estandes que irão compor esta mostra – 10 externos e 6 internos. Vamos repetir a via tecnológica do leite, que também é uma amostra do gado leiteiro e irá possibilitar que os agricultores conheçam um pouco mais da criação do gado, produção do leite.

Em parceria com a Emater/Ascar, vamos ter o Seminário Regional da Juventude Rural, onde mais de 500 jovens estarão discutindo em nível de tecnologia, ensino e conhecimento. Além da venda dos produtos da agricultura familiar, onde serão mais de 80 expositores em três pavilhões. O público poderá comprar os produtos das agroindústrias e conhecer o que os nossos produtores irão apresentar de novidades.

 

AU - Qual é a expectativa da organização quanto ao público que vai participar da feira?

Simônia: A nossa expectativa é repetir o público da feira passada, que foi entre 140 e 150 mil pessoas. Até porque temos um feriado, então esperamos que as famílias venham para visitar a feira e também para aproveitar as mais diversas opções de entretenimento que teremos. Além de um grande parque de diversões, queremos trazer o circo Burzum, com apresentações acrobáticas, danças e muito humor.

Devido à qualidade dos nossos expositores e as inovações apresentadas por eles, além da entrada gratuita em todos os dias de feira, esperamos mesmo um número significativo de visitantes.

 

AU - Já se tem uma ideia de quantos estandes internos e externos haverão na feira? Há novidades com relação à organização dos espaços, como tamanhos ou ampliação/construção de pavilhões?

Simônia: O sucesso na comercialização antecipada dos espaços é uma demonstração da força da feira, de quanto ela impacta positivamente para as empresas que participam. Ao todo teremos 400 espaços, entretanto, serão aproximadamente 225 estandes internos e 74 externos, pois algumas empresas compraram de oito a 12 espaços. Teremos três pavilhões da agricultura familiar sob responsabilidade da Emater/Ascar.

Além disso, trocamos de lugar o pavilhão do artesanato pelo dos pequenos animais, assim, a seção de artesanato ficará próxima às agroindústrias e a parte doa animais ficará toda junta. Outra novidade é que neste ano teremos uma grande mostra de produtos para os animais de estimação.

 

AU - Um dos momentos mais aguardados pela comunidade são a realização dos shows. O que está sendo preparado para esta área?

Simônia: Novamente teremos uma área de shows coberta, onde cabem de 12 a 15 mil pessoas. Os shows são gratuitos, com espaço para 40mil pessoa, e este ano teremos melhorias no espaço aberto com telões e caixas de som de alta qualidade.

Teremos também o espaço VIP e os camarotes. Também dentro da área coberta será montado o espaço bistrô – que é outra novidade -, com mesinhas para seis pessoas, sem cadeiras, onde poderão colocar baldinhos de bebidas, curtindo os shows com mais conforto. Entretanto, quem quiser ficar nos espaços VIP, camarotes – serão 30 camarotes onde cabem 15 pessoas em cada – ou espaço bistrô, poderá comprar ingressos antecipados, que serão divulgados nas próximas semanas.

 

AU - Nesta edição da Expofred a entrada para o parque e para os shows é gratuita. Qual o impacto que esta iniciativa irá gerar para a comunidade em geral e para os expositores?

Simônia: Os expositores quando vêm comprar os estandes já perguntam se vai ser com os portões abertos ou não. A comercialização já acontece baseada no fato de termos a entrada gratuita. Desta forma, os empreendedores sabem que teremos muita gente para ver e para comprar os produtos. Pensando nisso, em conjunto com a administração municipal, optamos por dar a chance de todas as pessoas visitarem a feira e curtir todos os shows gratuitamente. Mesmo que o ingresso fosse barato, uma família de quatro ou cinco pessoas iria visitar apenas uma vez a feira, desta forma, podem aproveitar todos os dias.

 

AU - A Expofred 2016 tem como slogan “perspectivas geram oportunidades”. O que este direcionamento vai significar na prática?

Simônia: Vai significar que a feira vai gerar oportunidades de novos negócios e novos clientes. Parcerias são construídas durante a Expofred, então, a perspectiva de estar lá dentro mostrando o seu produto gera novas oportunidades de vender, de adquirir conhecimento tecnológico, de tudo o que a feira se propõe.  

 

AU - Quem são as entidades promotoras e apoiadoras da feira? Qual é o papel da Administração Municipal na realização da Expofred?

Simônia: A feira é promovida pela Associação Frederiquense de Desenvolvimento (AFRED), Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de FW (ACI-FW) e administração municipal. A Prefeitura de FW tem o compromisso de deixar o parque de exposições em dia para o evento. Como o parque já vem sendo cuidado pela Administração e pelas diversas entidades que lá estão instaladas, pouca coisa tem que ser feita para que o parque esteja pronto para a feira. Além disso, a prefeitura está trabalhando para que o parque das indústrias esteja pronto até maio e sirva de estacionamento.

 

AU - Quantas pessoas estão envolvidas no desenvolvimento da feira?

Simônia: O principal legado que queremos deixar é o fortalecimento da marca Expofred e, para isso, centenas de pessoas estão trabalhando voluntariamente nas comissões setoriais. A feira não acontece pelas mãos de uma pessoa, ou das cinco que fazem parte da Comissão Central, mas de todos os que se envolvem e se dedicam, assim como de todos os apoiadores, patrocinadores, poder público e dos secretários municipais. 

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai