Reunião alinhou organização agrícola e agropecuária da Expofred
Reunião alinhou organização agrícola e agropecuária da Expofred
Publicada em 24/03/2014.

Aconteceu na última semana uma reunião entres componentes da Comissão de Agricultura e Comissão de Agropecuária da Expofred juntamente com representantes da EMATER e Prefeitura de Frederico Westphalen para definir detalhes dos setores na feira.

Durante o encontro foram tratados assuntos como segurança animal, vacinas, controle sanitário, desinfecção e as demais burocracias que envolvem exposição de animais em eventos como a Expofred.

Segundo Elio Pacheco, Coordenador da Comissão de Agricultura, uma grande equipe está engajada na organização da feira, especialmente neste setor que representa boa parte da força econômica da região e que será valorizado no evento com um pavilhão especial. “Queremos acertar todos os detalhes para proporcionar ao expositor e visitantes as melhores condições quando se fala em tecnologia animal e agrícola.”

A expectativa é propor aos criadores de grandes animais que levem para o parque as melhores linhagens da propriedade. Porém, Segundo, Edson Busetto, entre todas as novidades que serão expostas no Parque Monsenhor Vitor Batistella existe somente o entrave com relação aos suínos. “Sabemos da complicação em expor bons suínos. A legislação não permite que os animais expostos em uma feira voltem para as propriedades de origem e por isso muitos criadores preferem ficar sem mostrar a qualidade das linhagens que possuem à perder algum exemplar valioso.”

Ainda, dentre as várias tecnologias apresentadas estão destacadas a Via Tecnológica do Leite, a aquaponia e a hidroponia, além do estande especializado em abate e processamento de peixes, onde a Prefeitura de Seberi irá apresentar toda a tecnologia que será implantada na cidade nos próximos meses.

Vera Cancian, Coordenadora da Comissão de Agricultura, ainda destacou que através da Expofred existe um grande envolvimento das famílias agrícolas da região. O pavilhão da agricultura familiar está estimulando os envolvidos. “As agroindústrias irão apresentar a qualidade e beleza do trabalho que eles vêm desempenhando para a economia regional.”