Reunião define comissão de segurança da feira
Reunião define comissão de segurança da feira
Publicada em 27/01/2012.

O sistema de segurança da Expofred 2012 foi o tema central de um encontro realizado na noite de quinta-feira, 26, na Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen (ACI-FW)

A reunião levou representantes do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do Departamento Municipal de Trânsito a tratar de um dos itens considerado elementar para o bom andamento da feira, o policiamento ostensivo, que será desempenhado pelos soldados da Brigada Militar e empresas privadas de segurança.

A ação terá novamente um aparato tecnológico através de vídeo monitoramento. O olho eletrônico que contribuiu com a segurança da feira de 2010 ganha neste ano uma atenção especial. “Essa tecnologia é imprescindível dentro de um projeto que prevê segurança 24 horas no parque, por isso, uma boa estrutura é elementar”, vai logo avisando o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste (CRPO/FN), tenente coronel Iguaraçú Ricardo da Silva.

Segundo ele, é necessário ter planos paralelos de atuação na segurança da feira, já que o número de visitantes poderá surpreender, em especial, nos dias de shows. Como é o caso de Michel Teló, que sobe ao palco no dia 27 de abril, na abertura do evento. “Teremos condições de mobilizar até 100 policiais para as datas dos grandes shows. A BM vai garantir um forte efetivo já que a estimativa de público poderá ser superada”, explica Silva.

O presidente da feira, Francisco Quatrin, afirmou dar total assistência para suprir as necessidades do setor de segurança. “É nossa obrigação oferecer segurança para os visitantes. O que a comissão necessitar nós vamos garantir”, destaca o presidente. A atenção será redobrada nos dias em que a feira ganha visitas do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro e demais políticos de alto escalão, como é o caso de ministros. “Se o governador confirmar a vinda faremos um remanejamento do efetivo, mais policiais serão empregados. Nós estamos buscando um grande recurso humano para o evento”, afirma o tenente coronel. Ele também não descarta a construção de um heliponto para pousos e decolagens de helicópteros junto a área de estacionamento. “É algo possível de ser projetado e facilitará as ações como um todo”, vislumbra.

Setor de segurança será unificado

A reunião que definiu a comissão também serviu para elencar propostas de melhorar a segurança no parque de exposições com base nas feiras passadas. Para este ano, a ideia é unificar todo o setor, ou pelo menos, a área de controle, o que inclui o monitoramento eletrônico - que será privado, mas gerido pela BM – e de prevenção, através do Corpo de Bombeiros.

Quatrin convidou o grupo para uma visita ao parque na tarde da próxima quinta-feira, 2 de fevereiro, quando será feito o primeiro mapeamento com foco no plano de segurança para o evento. A visita também deverá definir o local onde será construída a base unificada do setor. Para o comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Antônio Lauderino Moreira Santos, uma das prioridades do plano de segurança será o de prevenção contra incêndios, além da parte elétrica, principalmente do parque de diversões. “Nós temos que nos antecipar aos riscos para evitar qualquer tipo problema que possa se tornar grave. A prevenção é sempre o melhor caminho”, acredita o comandante.

Serão convidados a integrar algumas ações conjuntas policiais da Delegacia de Polícia Federal de Santo Ângelo e Polícia Rodoviária Federal de Seberi. A comissão também deve definir nos próximos encontros o horário de funcionamento do parque de exposições durante a Expofred 2012. Toda a sinalização da área ficará por conta do Departamento Municipal de Trânsito de Frederico Westphalen.

Conheça a comissão de segurança

Rodrigo Martinez Corrêa – capitão e comandante da 1ª Companhia do 37º BPM

Adelar José Nierotka – tenente e comandante do 1º Pelotão do 37º BPM

Iguaraçu Ricardo da Silva – tenente coronel e comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste (CRPO/FN)

Antonio Lauderino Moreira Santos – sargento e comandante do Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen

Olmir Suelo – diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Frederico Westphalen