Ministro pede presença de Embrapa e Conab na feira
Ministro pede presença de Embrapa e Conab na feira
Publicada em 13/02/2012.

Mendes Ribeiro Filho também foi convidado para palestrar para produtores e instituições da região

 A viagem a Porto Alegre pode ser considerada positiva. O grupo que integrou a comitiva de Frederico Westphalen durante agenda na capital gaúcha na sexta-feira passada, irá colher nos próximos dias o resultado de duas reuniões importantes. A primeira delas, no Comando Geral da Brigada Militar, quando foi confirmado um forte efetivo na segurança da Expofred 2012. E outra, o encontro com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, realizado na Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A formalização de incentivo financeiro à feira via Ministério resultou na indicação – por parte do ministro – de duas instituições importantes e de grande representatividade no cenário da agricultura nacional, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Mendes Ribeiro deixou claro que este poderá ser o caminho de incentivo à Expofred 2012, já que o Ministério da Agricultura repassou mais de R$ 30 milhões ao governo gaúcho para o combate a seca no estado, o que até certo ponto, “limita alguns tipos de incentivo via governo federal”, afirmou o ministro.

No entanto, ele não descarta a possibilidade de estar presente na abertura da feira, no dia 27 de abril, quando terá a oportunidade de palestrar para grupos e instituições de toda a região Norte do Rio Grande do Sul. A agenda encaminhada através de sua assessora, Simonia Gonçalves de Oliveira, ainda precisa passar por uma análise de gabinete em Brasília, já que existe previsão de reunião dos ministérios com a presidenta Dilma Rousseff também no dia 27 de abril. “Quero participar da feira, se a reunião em Brasília for confirmada vou para Frederico Westphalen no dia seguinte”, avisa.

Durante o encontro, o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, entregou um ofício detalhando a situação que o município se encontra devido a forte estiagem. O documento solicitava o repasse de dois caminhões para abastecimento de água, um caminhão para encascalhamento de estradas, duas patrulhas agrícolas e uma retroescavadeira. “Queremos ajudar muito a região. Sinto o nosso produtor sozinho, precisamos dar o suporte necessário nesse momento”, declarou Mendes Ribeiro.

O ministro também anunciou que está nos planos do governo federal a regionalização do Ministério da Agricultura. “Vamos tratar a agricultura de forma ‘desigual’, pois trata-se de regiões diferentes e não idênticas. Por isso é necessário investirmos de maneira personalizada região por região, cada uma dentro de suas características para que o pequeno produtor possa agregar valor”, finalizou.