Eventos Paralelos são destaque durante a sexta-feira no Parque de Exposições
Eventos Paralelos são destaque durante a sexta-feira no Parque de Exposições
Publicada em 22/04/2022.

Nesta sexta-feira, 22, teve início o quarto dia da Expofred  2022, com diversos eventos que agregaram a programação. Logo no início da manhã,  aconteceu um seminário realizado pela Emater-RS/Ascar para debater sobre as estratégias  para o enfrentamento à estiagem, na sede do Lions Club. Antes do seminário começar, foi ofertada uma mesa com alimentos para o café  da manhã  dos presentes. O evento contou com três painéis e um momento para interação. O primeiro  painel foi conduzido pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Antônio Luis Santi, que falou sobre saúde do solo, conservação  e produtividade. Na sequência, foi a vez do professor da URI/FW, Sandro Paixão que falou sobre a conservação dos alimentos para bovinocultura de leite. Por fim, quem encerrou o seminário foi o extensionista rural e coordenador regional da Emater/RS em manejo e recursos naturais, Carlos Roberto Olczevski, que falou sobre reservação de água e irrigação. Ainda pela manhã, na casa da Emater/RS, aconteceu a análise sensorial gastronômica, onde foi possível degustar e avaliar sucos de uva produzidos pela agroindústria familiar da região. Também no local, aconteceu a cozinha didática com a nutricionista Edineia Gopinger, que ensinou o preparo da Farofa Temperada. Logo após, Luciano João Miglioransa, ficou responsável pela oficina de processamento de carne suína. 

As novidades em tecnologia ganharam espaço especial no início da tarde, com um encontro entre as empresas Tchê Turbo, ED Móveis e Marmoraria Binotto, para falar sobre as tendências de tecnologia, marmoraria e designs do setor moveleiro. Durante a tarde, o público da terceira idade participou da palestra “O sentido da vida, viver com qualidade” com Ediana Grassi. Na sequência, o Banrisul realizou uma reunião com gerentes e a Emater/RS realizou novamente as oficinas promovidas no turno da manhã.

Na sede do Lions Club, mais de 70 autoridades e lideranças participaram da palestra com o Secretário de Agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, que falou sobre o tema “Inovação e Cenários do Agronegócio”. Norberto é economista, pós-graduado e acumula 16 anos à frente da Secretaria estadual. Estiveram presentes lideranças de instituições financeiras, empresários e diversas autoridades ligadas ao setor do agronegócio.