A Expofred 2022 vem aí!
A Expofred 2022 vem aí!
Publicada em 30/11/2021.

Lançamento da Feira Multissetorial aconteceu nesta terça-feira, no Cine Globo. Comissão anunciou novidades para o turismo, atrações artísticas e um dia a mais de evento.

Uma das maiores feiras multissetoriais do Rio Grande do Sul já tem data marcada. A próxima edição da Expofred acontecerá de 19 a 24 de abril de 2022, em Frederico Westphalen/RS, e foi lançada nesta terça-feira, 30, no Cine Globo FW. Com a presença de autoridades políticas de toda a região, lideranças, equipe de trabalho e voluntários, a Comissão Central apresentou as principais atrações já confirmadas para a Expofred, além das novidades de atrações artísticas e nos setores de turismo e eventos.

            O evento, que aconteceria em 2020, foi adiado duas vezes devido o avanço da pandemia da Covid-19 e, agora, traz grandes novidades para o próximo ano, incluindo um dia a mais de feira. A Expofred é uma realização da Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen, da Administração Municipal de Frederico Westphalen e da Associação Frederiquense de Desenvolvimento.

            Segundo o presidente da Expofred 2022, Marcos Antonio Lima, este momento é de “muita satisfação para toda a organização após meses de incertezas, mas também trabalho duro. A dedicação de todos os voluntários e equipe fazem a diferença para esta feira que ficará marcada na história, por representar a retomada da economia de toda a região. Buscamos integrar cada vez mais o potencial dos municípios vizinhos para engrandecer ainda mais o evento e estamos preparando grandes novidades para o turismo, o setor de eventos e atrações para todos as idades. Esperamos todos para fecharmos grandes negócios, importantes encontros e muita diversão”.

            A presidente da AEFW, Patricia Cerutti, também destacou: “A feira tem uma importância não apenas na comercialização durante os dias do evento, mas principalmente pela divulgação que proporciona para as empresas, projetando negócios por um longo período. É também uma oportunidade para prospecção de novos fornecedores e de fazer novas parcerias. Tudo isso torna a Expofred um momento especial para o empreendedorismo. A AEFW, como entidade realizadora, juntamente com o município e a Afred, trabalha para que este evento beneficie nossos associados, com descontos na aquisição do estande, por exemplo, mas também sabemos que toda comunidade é beneficiada com a grande movimentação que o evento proporciona em todos os setores”.

            Para o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, a Expofred 2022 vai alavancar o desenvolvimento econômico das mais diversas atividades em toda a região. “Ações que impulsionam a geração de renda e empregos são sempre essenciais. A Expofred sempre foi um evento que alavanca a exposição das marcas, das empresas e dos serviços ofertados pelos empreendedores do nosso município e de toda região. Como estamos saindo da pandemia, a realização da feira vai proporcionar aos empresários maiores possibilidades de alcançar novos públicos e, com isso, expandir os horizontes de suas empresas em um momento de retomada de todas as atividades econômicas e sociais em todo o país e, de modo especial, na nossa região”, destacou Panosso.

            Durante o evento de lançamento, também foram apresentados os membros da Comissão Central da Expofred 2022.O grupo é formado por voluntários que conduzirão esforços coletivos para tornar a feira um grande sucesso, além dos voluntários que também participam das Comissões Setoriais que estão sendo formadas para auxílio na organização da feira. Confira os nomes que integram a Comissão Central:

 

Presidente da Expofred 2022: Marcos Antonio Lima

1º Vice-presidente: Jamil José Mezzalira

2º Vice-presidente: Yuri Vendruscolo de Souza

1º Tesoureiro: Jaime José Vitalli

2º Tesoureiro: Adilson Zeni Júnior

1º Secretário: Paulo Ricardo Donin de Lima

2º Secretária: Denise Sarturi

Secretária Executiva: Liziani Lemos Brondani

 

Salão do Turismo Regional e encontro Big Trail

            Uma das grandes novidades da edição 2022 será o Salão do Turismo Regional. Alinhados com o novo momento do turismo, de modo especial o do Médio Alto Uruguai, a proposta da feira é ser uma grande vitrine, valorizando as potencialidades da região. Para isso, será utilizado um novo espaço de eventos, com ilhas de exposição para os municípios da região com interessem em divulgar suas potencialidades de forma integrada. A ideia é criar um espaço dinâmico, com interatividade e tecnologia para explorar os destinos de turismo da região, proporcionando diferentes experiências ao público. Como principal fonte de apoio para essa proposta, a comissão organizadora contará com a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, que através do Sebrae desenvolve um trabalho de construção dos planos municipais de Turismo em 18 municípios da nossa região.

            Para consolidar o espaço, a comissão está organizando no mesmo local um encontro de motos do tipo “Big Trail” – motos para quem gosta de estrada de asfalto ou terra. O evento será planejado e executado em parceria com o Grupo local Trilheiros do Barril, com a expectativa de atrair mais de 700 motos. A proposta é oportunizar que este público aproveite a rota da região, visitando e conhecendo os municípios e suas atrações.

            “O resultado prático que esperamos é a divulgação do Turismo Regional, aliado a um evento específico para um público acostumado a esse tipo encontro e que tem potencial de exploração dessas atividades, além de fazer do Salão do Turismo um evento permanente e itinerante nos municípios da região”, destaca o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Alessandro Molossi.

 

Mais um dia, mais experiências

            Em 2022, o público poderá aproveitar um dia a mais de Expofred, para curtir o melhor das atrações musicais e fechar bons negócios. Somente na última edição, em 2018, mais de 170 mil pessoas circularam pelo parque e R$55 milhões em negócios fechados durante o evento e projetados após a feira.

            Como nas últimas edições, a entrada é gratuita, em que a comissão organizadora convida a população para participar da campanha de doação de alimentos não perecíveis. Os visitantes poderão aproveitar as novidades nos setores da indústria, comércio e prestação de serviços, conferir as novas tecnologias do agronegócio, além de participar da agenda de Eventos Paralelos da Expofred, com seminários, workshops, fóruns e encontros para fomentar a cultura, conhecimento e networking.

            O Pavilhão da Agricultura Familiar também é tradição na feira e contará com os produtos da agroindústria de toda a região, cozinha da Emater com capacitações e espaço para o artesanato, além de outras atividades desenvolvidas pela Emater na feira.Para quem gosta de adrenalina, o parque de diversões contará com muitos brinquedos para todas as idades.

 

Grandes shows

A programação de shows nacionais está repleta de grandes nomes do cenário musical. Dentre os artista estão Matheus e Kauan, Marcos e Belutti, Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Felipe Araújo e Zezé Di Camargo e Luciano.

 

Link da playlist Expofred 2022:

https://open.spotify.com/playlist/2VswLqDvrjtBThdXlKRz5j

 

Palco Cultural

            Durante os dias de feira, 20 novas atrações serão oportunizadas ao público através do Projeto Expofred Cultural, realizado pela Nova Produções e financiado pelo Pró-cultura RS. Diversas atrações regionais, de rock, gauchescas, orquestra, apresentações artísticas musicais, de dança, teatro e circo farão parte da programação que contará com artistas de FW e a nível estadual.

            Os artistas presentes no Palco Cultural serão: Datavenia, Fantomania, Fliperama, Danilo Gregory, Em Cena, Tchê Guri, Erlon e Marcos, Petit Ballet, Novos Loucos Poetas, Cia Circense Burzum, Caripaiguarás, Os Gaudérios, Curto Arte, Joca Martins, Vera Loca, Orquestra de Teutônia, Jilvan Ferreria, Megaloucos, Dudu Amarante e Rock de Galpão.

 

Pavilhão Noivas e Festas

Uma grande novidade anunciada é o Pavilhão Noivas e Festas, que reunirá expositores específicos do setor de eventos com produtos e serviços variados. Conforme os organizadores, o Pavilhão trará todas as novidades para casamentos, 15 anos, formatura ou evento corporativo, além de desfiles e workshops, degustação e muitas atrações.

 

Patrocinadores e apoiadores

Para ser realizada, a Expofred conta com o Patrocínio Diamante da AgroBella, Bellenzier Pneus, Stemetal Indústria Metalúrgica e URI campus Frederico Westphalen; e do Patrocínio Prata da Arbaza, Binoarte Luminosos, Marmoraria Binotto, Chico Automóveis, Concreval Estruturas, D. Zanco Materiais de Construção, Ford Foroeste, Luz e Alegria, Marcos Lima Imóveis Construções e Incorporações, Serrano Hotel e Posto e VMAT Imagem. Além disso, a Feira conta com o Palco Cultural, com patrocínio da Bakof Tec, Barril Ferro e Aço, Cotrifred, Larssen Madeiras Tratadas, Probon Indústria de Colchões e Tchê Turbo; realização da Nova Produções e financiamento do Pró-cultura RS / Governo do Rio Grande do Sul. Os apoiadores da Expofred 2022 são: Darup Comunicação Integrada, Emater/RS-Ascar, Grafimax Editora Gráfica, PBNEW, Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e UFSM Frederico Westphalen.

 

Confira a galeria de fotos do lançamento!