Expofred terá pesquisa de satisfação
Expofred terá pesquisa de satisfação
Publicada em 26/04/2018.

Grupo de pesquisa da UFSM-FW conduzirá a aplicação dos  questionários aos expositores e visitantes

Uma parceria entre a Comissão Organizadora da Expofred 2018 e a Universidade Federal de Santa Maria Campus de Frederico Westphalen (UFSM-FW) tornou possível a realização da Pesquisa Oficial de Satisfação da Expofred 2018. O Grupo de Pesquisa Gestão e Organizações da Universidade Federal de Santa Maria – Campus de Frederico Westphalen (UFSM-FW) estará realizando esta pesquisa com os expositores e frequentadores da Feira.

Tal pesquisa tem o objetivo de coletar informações, sugestões e opiniões dos expositores da feira no sentido de buscar, nos próximos eventos, as adequações necessárias. A coleta de dados compreende a aplicação de um questionário estruturado com os frequentadores e expositores da Feira. Este questionário foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa em conjunto com a comissão organizadora da feira, a qual aprovou a versão final do questionário.

Para realização da pesquisa foi preparada uma equipe com cerca de 30 pessoas, envolvendo professores, técnicos administrativos e alunos. A coleta de dados com os frequentadores será efetuada por 20 entrevistadores que aplicarão cerca de 600 questionários durante os dias da Expofred 2018. Os participantes serão abordados por alunos da UFSM-FW devidamente treinados e identificados, que solicitarão a colaboração das pessoas para participar da pesquisa, entrevistando as pessoas em todos os dias da Feira nos mais diversos horários, com o objetivo de reduzir os vieses de respostas.

Uma novidade neste ano será a aplicação dos questionários eletrônicos com a utilização de tablets, sendo possível o acompanhamento diário dos dados coletados. A amostra de 600 entrevistados foi calculada a partir do universo de frequentadores da Feira nas edições anteriores, tendo a pesquisa nível de confiança de 95% e margem de erro máxima de 5 pontos percentuais. Por sua vez, a coleta de dados junto aos expositores, será realizada após a Feira,mediante o preenchimento de um questionário on line, no qual as empresas terão oportunidade de manifestar sua opinião sobre o evento.

Após a aplicação dos questionários, os dados serão tabulados e apresentados oralmente e em forma de relatório para a comissão organizadora do evento. O grupo de pesquisa agradece ao IFFar Campus de Frederico Westphalen pelo apoio em emprestar os tablets para a operacionalização da pesquisa e a CSA/UFSM-FW pelas camisetas.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa UFSM-FW

Crédito das fotos: João Victor Mignoni