Evitar prejuízos é gerar lucro
Evitar prejuízos é gerar lucro
Publicada em 30/04/2012.

A médica veterinária Rosemari Vidori aborda no Pavilhão de Eventos o manejo pré-abate de animais, especialmente na área de suinocultura

 

Como obter maior lucratividade na hora do abate de animais? Para responder a essa pergunta nada melhor que uma especialista na área. Foi o que a comissão do agronegócio da Expofred 2012 fez ao trazer para uma palestra a médica veterinária Rosemari Vidori, que durante uma hora falou para produtores de suínos da região sobre ações que evitam perdas e aumentam os lucros através do manejo correto de animais. A palestrante lembrou que detalhes que vão desde o embarque dos suínos na granja, o tempo de transporte até a espera no abatedouro podem fazer a diferença no quesito qualidade do produto final. Segundo ela, para conduzir de forma adequada o manejo e pré-abate de animais é importante primeiro conhecer o comportamento dos suínos, suas necessidades de adaptação, com isso, evitando fugas, esforço e cansaço dos animais, morte ou ainda lesões na carne –produto final – esta perdas ocorrem devido ao aparecimento de hematomas e escoriações na carcaça e de anomalias como carne pálida, flácida ou de carne escura, firme e ressecada. Alterações, essas provocadas pelo estresse do animal durante a ocasião do transporte dos animais e que acabam por resultar em prejuízos aos produtores, à indústria e aos consumidores.

 

Para a médica veterinária, o produtor deve utilizar técnicas para evitar prejuízos no carregamento e transporte dos suínos até o abate. Desta forma, evitasse transtornos e ganhe-se em uma carne com maior qualidade e sabor.

 

Para um melhor aproveitamento

 

É importante manter um cuidado com a data do abate, jejum pré-abate mínimo de 16 horas, sem exceder 24 horas sem comida. Seleção de animais do mesmo grupo para o transporte, rampa de embarque e desembarque devem ter no máximo 20% de inclinação, além de piso antiderrapante e largura adequada à travessia dos suínos. Acesso fácil e adequado entre a unidade de engorda, a rampa e o caminhão. Evitar o manejo violento (chutes e tapas), não utilizar choque elétrico, pois é doloroso para o animal. Caminhões com carrocerias adequadas ao transporte de suínos. Densidade de transporte inferior à 235kg de suíno vivo por metro quadrado. Realizar transporte nas horas mais frescas do dia, de preferência durante a noite até o início da manhã. Evitar vento frio direto nos animais durante o transporte, principalmente no inverno.