Definida comissão de agronegócio
Definida comissão de agronegócio
Publicada em 20/01/2012.
 

Grupo pretende desenvolver ações especiais para a cadeia leiteira e suinocultura

Uma reunião extremamente produtiva. Assim pode ser considerado o encontro realizado na tarde de quarta-feira, 18, na Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen (ACI-FW), quando foram definidos os nomes que formam a Comissão de Agronegócio da Expofred 2012. Mais do que montar um grupo preocupado em aprimorar ao máximo um dos setores mais importantes da economia local, a reunião serviu para dar direção às primeiras iniciativas da comissão.

O desafio está em desenvolver ações que sejam um diferencial para as duas principais cadeias do setor em nível regional, o leite e a suinocultura. “Hoje a suinocultura representa o maior Produto Interno Bruto (PIB) do município e merece uma atenção especial. O mesmo para a bovinocultura de leite, já que temos cerca de 800 produtores no município. Precisamos encontrar uma maneira de mostrar durante a Expofred toda essa produção e o significado desse setor que mantém financeiramente famílias de pequenos e médios produtores locais”, explica o secretário de Agricultura do município, Pedro Cavalheiro.

É o que pensa também o presidente da Cooperativa Tríticola de Frederico Westphalen (Cotrifred), Élio Pacheco. Segundo o cooperativista, o grupo sabe da importância que o agronegócio tem para a economia regional. “Temos bem definido a nossa linha de atuação neste segmento que envolve a suinocultura e a bovinocultura de leite, pois são setores fundamentais para toda a grande região. O próximo passo agora é buscarmos os produtores parceiros e empresas ligadas ao setor para garantirmos boa representatividade na feira deste ano”, afirma.

Conheça a comissão de agronegócio:

Pedro Cavalheiro – secretário municipal de Agricultura

Alessandro Vicari – veterinário

Élio Pacheco – presidente da Cooperativa Tríticola de Frederico Westphalen (Cotrifred)

Darci Mariotti – empresário

Dainel Cena - veterinário

Mostra da Terneira integrará programação especial

Na manhã de quinta-feira, 19, a primeira tarefa do grupo foi fazer um mapeamento da área de aproximadamente um hectare destinada ao setor do agronegócio e agricultura familiar no parque de exposições. Na feira passada, o pavilhão de Agricultura Familiar foi um dos pontos mais procurados do parque.

A ideia agora é voltar a mobilizar a área através de parcerias com os próprios expositores. “Ao lado teremos a exposição de animais, incluindo a Mostra da Terneira, uma das atrações regionais deste segmento”, explica o secretário de Agricultura.

Segundo ele, o evento pretende mostrar o potencial dos animais que serão futuras matrizes produtoras de leite. Também ganham espaço no setor os equinos e animais de corte. “Este ano vamos comercializar espaços para empresas ligadas ao agronegócio, a produção leiteira, genética, de equipamentos como ordenhadeiras, resfriadores, entre outros. Por isso, estamos mapeando toda essa área para termos um melhor aproveitamento de espaços”, avisa Cavalheiro.

 

KS Brasil Comunicação

Avenida João Muniz Reis, 1385, sala 202, Centro de Frederico Westphalen

(55) 3744.1680 - (55) 8142.9844 - (55) 9703.4871